Nota de repúdio aos atos terroristas em Brasília

Trabalhadores realizam atos em defesa da Democracia em resposta aos ataques terroristas

Imagem: Comunicação Sindicato dos Bancários de Ipatinga

O Sindicato dos Bancários de Ipatinga declara seu total repúdio às ações terroristas realizadas no último domingo (08) por brasileiros que se dizem cidadãos, mas não respeitam o processo democrático que são as eleições no Brasil. Por meio de um dos modelos mais seguros do mundo de votação, a maioria dos brasileiros escolheu seus representantes, e a voz da maioria deve ser ouvida e respeitada.

O Sindicato salienta que a divergência de ideias é salutar no processo democrático, no qual o país todo deve ser beneficiado, contudo o respeito a todas as partes deve vir em primeiro lugar.

As ações de depredação do patrimônio público, inclusive histórico, e de subtração de objetos demonstram que os manifestantes abusaram de seu direito constitucional de manifestação e livre expressão e avançaram para o terrorismo, lesando não somente um governo eleito, como todo o povo brasileiro, com vistas a instaurar um Golpe de Estado, como foi tentado, sem sucesso, nos EUA.

Tais ações devem ser rigorosamente investigadas e imputadas a responsabilidade tanto a quem as praticou quanto a quem as incentivou e/ou financiou, bem como possíveis omissões de órgãos de repressão e suas administrações.  Todos devem ser exemplarmente punidos no rigor da Lei, não apenas como vândalos, ou radicais de extrema direita, mas como terroristas, como golpistas. 

Atos Democráticos

Após os ataques terroristas realizados no domingo as centrais sindicais do país convocaram os trabalhadores para defender o Estado Democrático de Direito e exigir punição aos terroristas e seus incentivadores e financiadores.

Em Belo Horizonte a Praça da Estação ficou lotada na noite dessa segunda-feira (09) com manifestantes pedindo a punição dos atos golpistas de domingo. Em Ipatinga foi realizado um Ato em Defesa da Democracia no Memorial da Resistência, no Centro.

Além do Brasil, também foram marcadas atividades em Nova York (EUA), Paris (França) e Zurique (Suíça), entre outras cidades do exterior.

Nas redes

Durante as atividades, as centrais sindicais e movimentos sociais orientam que as postagens nas redes sociais sejam feitas com as hashtags #BrasilContraTerrorismo e #SemAnistia.

Com informações Contraf-CUT


Compartilhe!