Os empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal da base do Sindicato dos Bancários de Ipatinga e Região decidiram, em assembleia realizada na última segunda-feira (21), rejeitar novamente a proposta apresentada pelo banco para a renovação dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs). Com a decisão, a greve continua por tempo indeterminado no Vale do Aço.
A deliberação ocorreu após plenária de esclarecimentos e debate sobre os principais pontos da proposta, especialmente aqueles relacionados ao Saúde Caixa, às condições de custeio e aos impactos para empregados, aposentados e dependentes.
Até o momento, não há divulgação oficial de uma nova rodada de negociação entre representantes dos trabalhadores e da Caixa. A expectativa da categoria é que o banco retome a mesa de negociação e apresente avanços capazes de construir um acordo.
Saúde Caixa está entre os principais pontos de discussão
A proposta apresentada pela Caixa prevê mudanças no custeio do Saúde Caixa. Entre os pontos apresentados pelo banco está a elevação, de 6,5% para 9% da folha de pagamento, do limite de participação da Caixa no custeio do plano, além da manutenção do modelo solidário, do pacto intergeracional e do Saúde Caixa no Acordo Coletivo. Ao mesmo tempo, a proposta prevê, a partir de 2027, aumento das contribuições dos usuários e novos valores para dependentes.
Não há prazo definido para o fim da greve
A paralisação não tem uma data previamente estabelecida para terminar. A greve permanece por tempo indeterminado enquanto não houver uma nova deliberação dos trabalhadores. Na base do Sindicato dos Bancários de Ipatinga, a decisão mais recente foi pela rejeição da proposta e pela continuidade do movimento. O Sindicato orienta os empregados e empregadas da Caixa a acompanharem os canais oficiais da entidade e os comunicados sobre os próximos passos da negociação.
Caso a Caixa apresente uma nova proposta ou ocorra algum fato relevante no processo negocial, o Sindicato poderá convocar nova assembleia para que os trabalhadores avaliem e deliberem sobre os encaminhamentos. “A decisão sobre aceitar uma nova proposta ou encerrar a greve não é tomada isoladamente pela direção do Sindicato. Ela pertence à categoria e passa pela assembleia e pelo voto dos trabalhadores. Se houver uma nova proposta, vamos apresentá-la, debater seus pontos e garantir que os empregados da Caixa tenham a oportunidade de decidir”, destaca Selim de Oliveira.
Sindicato acompanha mobilização no Vale do Aço
Desde o início da paralisação, o Sindicato dos Bancários de Ipatinga e Região vem acompanhando o movimento nas unidades da Caixa e mantendo os trabalhadores informados sobre as negociações. A paralisação por tempo indeterminado foi deliberada pela categoria no início de setembro, e novas assembleias foram realizadas ao longo do movimento para avaliar as propostas apresentadas pelo banco.
O Sindicato continuará acompanhando o processo de negociação e informará a categoria sobre qualquer nova rodada de negociação, proposta apresentada pela Caixa ou convocação de assembleia.
Sindicato dos Bancários de Ipatinga
Em defesa dos direitos dos empregados da Caixa e da negociação coletiva





