
Dirigentes sindicais participaram, na última quarta-feira (9), do primeiro dia da jornada “O Público é de Todos”, organizada pela UNI Américas em Lima, no Peru. O evento reúne representantes de diversos países da América Latina, incluindo Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Paraguai, Chile e El Salvador, todos unidos em defesa dos bancos públicos e dos fundos de pensão.
A delegação brasileira é formada por Antonio Ribeiro Pinto Netto, Carlos Eduardo Bezerra Marques, Deonisio Schmidt, Eliana Brasil Campos, Francisco Carlos Pugliesi, Jeferson Gustavo Pinheiro Meira, Lara Lucia Fonseca de Mattos Peres, Nilton Damião Esperança, Rita Berlofa, Rogério Tavares de Almeida, Selim Antonio de Salles e Gustavo Machado Cavarzan.
A jornada tem como objetivo fortalecer a aliança entre os países participantes na luta contra os ataques aos bancos públicos e fundos de pensão. O presidente do Sindicato dos Bancários de Ipatinga, Selim Antônio de Salles Oliveira, classifica a troca de experiências proporcionada pelo evento como profundamente importante.
“O evento foi muito rico em informações. Tivemos a oportunidade de conhecer a realidade dos bancos públicos de outros países e também de mostrar nosso modelo de negociação coletiva e nosso modelo público e privado de previdência complementar. Nossos problemas são comuns, causados pelo avanço da extrema direita em todo o mundo, o que deixa as relações de trabalho mais frágeis. Só mesmo um sistema sindical forte e robusto para combater o avanço do que podemos chamar de fascismo”, declara.
Informações: @Contraf-CUT