Prouni abre inscrições nesta terça-feira (12)

As inscrições para a primeira seleção de 2021 do Programa Universidade para Todos (ProUni) começam nesta terça-feira (12) e seguem até a próxima sexta-feira (15). No total, são aproximadamente 162 mil bolsas de estudo de Ensino Superior, das quais 77 mil são integrais e 85 mil com desconto de 50% sobre o valor da mensalidade do curso. 

Os estudantes que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital), não poderão participar desta primeira seleção do Prouni, uma vez que as notas do exame serão divulgadas apenas no fim de março. Por isso, neste processo seletivo do Prouni serão utilizadas as notas do Enem 2019.

O candidato ao Prouni precisa, necessariamente, ter conseguido uma nota superior a 450 pontos no Enem 2019 e não ter zerado a nota da redação. 

Além disso, para participar da seleção é necessário preencher um dos seguintes requisitos: ter estudado o ensino médio completo na rede pública; ter sido bolsista integral durante o ensino médio na rede privada; ser portador de alguma deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino na educação básica. Com exceção dos professores, aqueles que já obtiveram diploma estão automaticamente desclassificados do processo. 

Há também os critérios de renda para a distribuição de bolsa integral e parcial. Aqueles que têm renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo possuem direito à bolsa integral. Quando a renda familiar mensal per capita é entre 1,5 a 3 salários mínimos, o direito é à bolsa parcial, que cobre 50% da mensalidade da universidade. 

O primeiro resultado será divulgado no dia 19 de janeiro; e a segunda lista, em 1º de fevereiro. Os estudantes que não forem convocados nas duas chamadas devem manifestar interesse em continuar no processo seletivo para participarem das próximas listas, entre os dias 18 e 19 de fevereiro. 

Cronograma do Prouni

Inscrições: 12 a 15 de janeiro de 2021
Resultados: 19 de janeiro de 2021
2ª lista de convocados: 1º de fevereiro de 2021
Interesse em participar da lista de espera: 18 e 19 de fevereiro de 2021

Com informações Brasil de Fato


Compartilhe!