Dia do Bancário: Apesar do covid-19 é preciso comemorar

Categoria está na linha de frente na batalha contra a doença, viabilizando a sobrevivência de milhões de brasileiros.

 

Em 1951, uma greve iniciada em 28 de agosto marcou a história da categoria bancária e transformou a data em dia de celebração à luta e ao trabalho dos bancários e bancárias. Após 70 anos, a categoria continua a demonstrar toda sua importância ao estar na linha de frente da maior crise sanitária dos últimos tempos, viabilizando a sobrevivência de milhões de brasileiros durante esse período.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Ipatinga, Selim Antônio de Salles, destaca que mais do que nunca é preciso celebrar. “Comemorar o Dia do Bancário é exaltar o trabalho humano e comprometido da categoria, que faz a diferença no contexto social e econômico do país, sendo uma das mais fortes em mobilizações e conquistas de direitos. Perdemos muitos colegas para a covid-19, mas seguimos no nosso trabalho. Isso tem viabilizado a sobrevivência de milhões de brasileiros que necessitam, quase que exclusivamente, dos benefícios do governo para sobreviverem nesta conjuntura de pandemia, preços altíssimos e altas taxas de desemprego.”

A greve de 1951, quando os bancários decidiram cruzar os braços para reivindicar um reajuste salarial de 40%, revelou como a unidade nacional da categoria é importante para se avançar nos direitos e conquistas. Na ocasião, os bancos propuseram apenas 20% de reajuste enquanto o custo de vida havia aumentado em 30,7%. Depois de 69 dias de paralisação, os bancários conquistaram 31% de reajuste. Foi a maior greve da história da categoria.

Ainda hoje bancários e bancárias permanecem unidos, mesmo separados pelo distanciamento social, e mobilizados nacionalmente pela manutenção dos direitos, sendo uma das poucas categorias que alcançam índices de reajuste decentes e compatíveis com os lucros bilionários dos banqueiros. Uma de suas maiores conquistas é a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nacional, presente em poucas categorias de trabalhadores. Os bancários ainda se mostram cada vez mais engajados na luta em defesa dos direitos e do patrimônio do povo brasileiro, dialogando com o legislativo e com a sociedade civil contra os inúmeros ataques do governo Bolsonaro.

“A nossa força está contida na nossa união. É desse modo que conseguimos alcançar diversas conquistas de direitos que, infelizmente, são negados à maioria dos trabalhadores. Na verdade, o governo está preparando mais um pacote de maldades com a MP 1045 e o PL 1043 (Entenda as ameaças dos dois projetos: https://bancariosipatinga.com.br/noticias/a-ameaca-e-o-trabalho-bancario-aos-sabados-e-domingos), que retiram direitos de todos os trabalhadores, inclusive os bancários e quem ainda nem ingressou no mercado de trabalho, como os jovens. A luta continua e somente unidos conseguiremos vencer todos os obstáculos”, explica Selim.

Neste dia 28 de agosto, cada bancário e bancária merece uma grande homenagem por toda dedicação, comprometimento e atuação corajosa no atendimento de milhões de brasileiros em meio ao medo de contaminação dentro de agências lotadas e com metas cada vez mais duras e pesadas. Com essas ações vocês têm demonstrado toda sua relevância para a sociedade.

Baile dos Bancários

Tradicionalmente o Sindicato dos Bancários de Ipatinga realiza o Baile dos Bancários nesta data. Este ano devido aos protocolos sanitários para evitar a contaminação por covid-19 e pensando na saúde e segurança de todos, o baile não acontecerá, mas o sorteio de prêmios do baile, sim.

Este sorteio faz parte da campanha “Quem é associado, curte o Sindicato!”. Lançada em janeiro deste ano, a campanha tem por objetivo aproximar mais o Sindicato dos bancários e bancárias, mas respeitando o isolamento social. Durante este período os bancários fizeram a atualização cadastral no site do Sindicato e foram convidados a seguir as redes sociais do Sindicato para ficarem por dentro das principais notícias da categoria e ter um canal de comunicação com os diretores.

Nesta segunda-feira (30), a partir de 19h conheceremos os ganhadores de uma moto 0km, uma TV de 55” e quatro TVs de 40”. Fique ligado que o sorteio acontecerá em uma live, transmitida pelos canais do Sindicato no Facebook, Instagram e YouTube.



Compartilhe!