O Sindicato dos Bancários de Ipatinga parabeniza a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) pelos 19 anos completos neste domingo (26). Desde sua criação, a entidade foi parte fundamental para a unificação nacional da categoria, conquista e manutenção de importantes direitos dos bancários e bancárias.
A história de lutas da categoria iniciou-se nos anos 1980, quando a categoria participou da luta para a retomada da democracia no Brasil, tomada pelo golpe militar de 1964. De lá para cá as lutas continuaram até a criação da Contraf-CUT, em 27 de janeiro de 2006.
Com dez federações e mais de 140 sindicatos associados, incluindo a Fetrafi-MG, o Sindicato dos Bancários de Ipatinga e demais sindicados filiados, a Contraf-CUT tem papel crucial durante a Campanha Nacional e na garantia de uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) cada vez mais forte, com mais direitos e manutenção das conquistas já alcançadas e que abranja bancários de todas as regiões do país.
Nesses 40 anos a categoria avançou em uma série de conquistas, se tornando referência para outros movimentos de trabalhadores do país e América Latina. Algumas dessas conquistas, que também inspiraram outras categorias a acessarem os mesmos direitos, são:
13º auxílio-alimentação
Complementação de auxílio previdenciário
Participação nos lucros e resultados (PLR)
Auxílio creche ou auxílio babá
Auxílio para trabalhadores com filhos com deficiência
Licença maternidade de 180 dias de licença paternidade de 20 dias
A CCT mais recente, assinada em 2024, trouxe ainda novos avanços nas cláusulas sociais, com destaque para o reforço no combate ao assédio moral, sexual e outras formas de violência no trabalho – pela primeira vez os bancos concordaram em usar na CCT o termo “assédio moral” de forma explícita, atendendo a uma reivindicação histórica do movimento sindical.