Preparação da categoria para a Campanha Nacional estará em discussão
A 26ª Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas Gerais teve início na tarde desta sexta-feira (17) em Patos de Minas, com a presença de quase uma centena de bancárias e bancários.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Ipatinga, Selim Antônio de Salles Oliveira, estima que a Campanha Nacional tende a não ser fácil e que a participação da categoria é essencial. “A força da nossa categoria é demonstrada mais fortemente durante as negociações da Campanha Nacional. Nossa união é componente fundamental para os resultados favoráveis obtidos, porém a cada campanha o processo negocial tem se tornado mais complexo. É por isso que a categoria tem que participar em massa da Consulta Nacional para criarmos uma minuta de reivindicações robusta e que atenda as diferentes realidades dos bancários e bancárias”, declara.
A Conferência é promovida pela Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas Gerais (Fetrafi-MG) e conta com representantes das bases dos oito sindicatos filiados à entidade: BH e Região, Teófilo Otoni, Divinópolis, Juiz de Fora, Uberaba, Patos de Minas, Ipatinga e Cataguazes.
Durante o evento, serão discutidos os desafios da categoria, reivindicações dos trabalhadores e estratégias de mobilização com o objetivo de elaborar uma minuta estadual de reivindicações para a Campanha Nacional. Entre os principais temas em pauta estão aumento real; menos metas, mais saúde; fim do assédio moral; avanços tecnológicos; reforma tributária; fortalecimento das entidades sindicais e defesa da democracia.
Também serão eleitos delegados para a 26ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontecerá entre os dias 07 e 09 de junho, em São Paulo. Ainda serão indicados representantes para as comissões: Comissão Temática de Segurança; Comissão Temática do Ramo Financeiro; Comissão Temática de Saúde; Comissão Temática de Gênero, Raça, Orientação Sexual, e Trabalhadores com Deficiência; Comissão Temática de Terceirização; Comissão da Juventude; Comissões de Empresa (COEs).
“É momento de nos mobilizarmos para pedirmos mais, novos direitos e novas cláusulas em nossa Convenção Coletiva de Trabalho. Os bancos seguem sendo o setor mais lucrativo do país e têm condições de oferecer melhores condições de trabalho para a categoria bancária”, afirmou o presidente da Fetrafi-MG, Carlindo Dias (Abelha).
Regimento Interno – Após a mesa de abertura com representantes da Fetrafi-MG e de todos os sindicatos filiados, o Regimento Interno da Conferência foi lido, discutido e aprovado por unanimidade.