As empregadas e empregados da Caixa, titulares do Saúde Caixa, aprovaram o novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do plano de saúde. As assembleias, realizadas por sindicatos de todo o país, tiveram votação expressiva: 65,84% dos participantes foram favoráveis à proposta, segundo o sistema centralizado da Contraf-CUT.
Nos sindicatos com votação própria, o resultado também foi positivo: 71,58% de aprovação no Seeb/SP, 61% no Seeb/BA e 59% no Seeb/ES.
A votação ocorreu de forma remota, por meio da plataforma Votabem, entre as 19h de terça-feira (11) e as 14h de quarta-feira (12). Aposentadas, aposentados e pensionistas titulares do plano também participaram do processo.
Na base do Sindicato dos Bancários de Ipatinga, o ACT foi aprovado com 64,29% dos votos.
Para o presidente do Sindicato, Selim de Oliveira, o resultado representa uma conquista importante da categoria:
“Após várias rodadas de negociação e mobilização, conseguimos um acordo favorável, que garante reajuste zero nas mensalidades, preserva o pacto intergeracional e o mutualismo, mantém a contribuição dos titulares em 3,5% da remuneração, entre outros pontos fundamentais para a sustentabilidade do Saúde Caixa”, destaca.
Com a aprovação nas assembleias, o acordo será assinado e entra em vigor em 1º de janeiro de 2026, com validade até 31 de agosto de 2026.
✊ A luta continua
Mesmo com o avanço, Selim lembra que as negociações prosseguem:
“Agora que conseguimos barrar o aumento de até 71% proposto pela Caixa, o foco será a ampliação da rede credenciada, a igualdade de direitos para quem foi contratado a partir de setembro de 2018 e o fim do teto de gastos imposto pela Caixa ao plano”, afirma.
O Sindicato dos Bancários de Ipatinga reforça seu compromisso permanente com a defesa do Saúde Caixa e dos direitos de todas e todos os empregados da Caixa.





