Juiz de Fora recebeu a 27ª Conferência Estadual dos Bancários de Minas Gerais, promovida pela Fetrafi-MG (Federação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro de Minas Gerais) nesse fim de semana (4 e 5 de julho). O evento reuniu mais de 100 delegados dos oito sindicatos filiados no estado.
O Sindicato dos Bancários de Ipatinga também esteve presente à conferência, participando das discussões propostas de acordo com a realidade dos bancários do Vale do Aço.
O presidente do Sindicato, Selim Oliveira, afirma que o evento foi muito importante, embora este ano não haja negociação salarial. “Este ano, aproveitando o fato de não termos discussão financeira, focamos em questões que são essenciais ao movimento e aos bancários, como saúde, condições de trabalho, pejotização, o avanço das IAs foi bastante discutido e a forma como a classe trabalhadora pode se apropriar dessa ferramenta”, explica.
Principais temas discutidos
- Análise de conjuntura nacional e internacional;
- Cotidiano desafiador das mulheres;
- Saúde;
- Avanços tecnológicos, inteligência artificial e impactos no trabalho setor bancário;
- Regulação do Sistema Financeiro Nacional;
- Como conquistar a redução da jornada sem redução de salário;
- Novas formas de trabalho; terceirização e pejotização no setor bancário;
- Formação da classe trabalhadora;
- Comunicação popular na era das redes sociais;
- Novas formas de mobilização;
Conferência Nacional
A 27ª Conferência Estadual terminou com a eleição de delegados para a Conferência Nacional dos Bancários (22 a 24 de agosto) e para o encontro dos bancos públicos. Também foram deliberadas as propostas que serão levadas para a plenária nacional, em agosto.
Foram aprovadas as seguintes propostas para a Conferência Nacional dos Bancários e das Bancárias:
- Proposição de Audiências Públicas sobre o adoecimento mental da categoria;
- Participação dos sindicatos no processo de apuração de denúncias de assédio;
- Realização de mesas sobre segurança bancária;
- Criação de um Auxílio Farmácia para a categoria;
- Também foi definida a cidade de Belo Horizonte como sede da próxima Conferência Estadual dos Bancários e os integrantes das Comissões de Empresa (COES e Comissões Temáticas).
Resultados da Consulta
Durante a conferência foram apresentados, ainda, os resultados estaduais da Consulta Nacional dos Bancários, com base nas respostas coletadas, até então, nas bases dos oito sindicatos filiados à Fetrafi-MG.
Entre elas, estão que 65% dos respondentes não realizam home office; 27% ocupam a função de gerentes (o que reflete a realidade bancária atual); 72% são associados aos sindicatos; 47% têm mais de 16 anos de banco e 59% se declaram brancos. Além disso, 39% querem aumento na remuneração física, enquanto 20% preferem aumento na remuneração variável.
Os dados completos e contabilizados nacionalmente serão apresentados na Conferência Nacional.